Notícias

Home / Notícias / Resgate ao Brincar! Brincar, criar e fazer arte!

Resgate ao Brincar! Brincar, criar e fazer arte!

Por , 21 Jun 21  -  Sem categoria

“Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel, num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu” A canção de Toquinho nos faz pensar sobre a importância do uso da imaginação e o quanto não há limites para a criatividade. Papelão, latas, pneus, botões. Não é preciso muito mais do que esses materiais, tão facilmente encontrados em casa para montar brinquedos para a criançada. Você já parou para pensar ou conhece a importância e os benefícios de a criança montar seu próprio brinquedo? Foi pensando nisso que iniciamos atividades que trabalham o resgate das brincadeiras antigas. Em tempos de telas, é de suma importância, o resgate do brincar e a sua valorização. Essa atividade busca promover a arte desde cedo, desenvolver a criatividade e outras habilidades cognitivas da criança/adolescente. Resgatando o brincar, principalmente no atual contexto em que estamos inseridos, de restrição ao lazer e amplitude no uso das telas. A proposta é fazer com que as famílias estimulem a realização de atividades artísticas junto às crianças. Essas atividades em casa ajudam muito no desenvolvimento infantil, tendo como grande relevância no desenvolvimento motor, cognitivo e emocional. A criança gosta e precisa do estímulo e da companhia dos pais e/ou cuidadores. São ideias de fácil execução que vão entreter as crianças por horas e seus benefícios são inúmeros! Confira alguns dos benefícios:

Ensina à criança o valor dos objetos que a cercam e de que tudo pode ser transformado com um pouco de imaginação e esforço; mostra a importância do trabalho em grupo, de que necessitamos do outro para realizarmos algo; se o brinquedo se quebra, a criança tem a oportunidade de consertá-lo, transformá-lo; desperta na criança, o sentimento de autoconfiança e realização, entre outros. A construção de um brinquedo permite que a criança use a criatividade, a ousadia e a fantasia.

Olha o que o João Miguel, de 9 anos, fez com apenas caixa de papelão, cola e lápis de cor! Criou um lindo tanque de guerra. O tanque faz o giro com a separação de apenas um pedaço de lápis de cor. Quando conversamos com João, ele disse: “Tia, olha só o tanque do exército que criei! Vou fazer outros e trago pra senhora ver.” Quando perguntei como estava esses dias em casa, João sem hesitar respondeu: “Tô gostando, dá para fazer vários carros e tanques com as caixas lá de casa. ”

É maravilhoso esse momento de partilha e, principalmente, poder saber o que nossos pequenos estão fazendo, durante esse período em que estamos temporariamente distantes em questões físicas e geográficas, mas não distantes, emocionalmente. A criatividade resulta em ideias divertidas! Vamos voltar a brincar!!

 

Compartilhe nas redes sociais

Outras notícias

Não podemos ajudar a todos, mas todos podem ajudar alguém!

Doe agora

Você tem alguma dúvida?

Sinta-se à vontade e fale conosco!

(85) 3478-2640

sorrisodacrianca@sorrisodacrianca.org.br

© 2024 Projeto Comunitário Sorriso da Criança