Home / A instituição
A melhor maneira de fazermos diferença no mundo em que vivemos, é dando o nosso melhor para mudarmos a realidade em que estamos inseridos. É dessa forma, que o Projeto Comunitário Sorriso da Criança tem trabalhado e motivado os que dele fazem parte, ao longo dessas três décadas.
O Sorriso da Criança, como é comumente e largamente conhecido, é uma entidade de base comunitária, filantrópica, cuja natureza jurídica é associação de direito privado. Conta com a certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBRAS) que o isenta de contribuições para a seguridade social, possibilitando a destinação de mais recursos ao investimento em nossas ações sociais.
Trata-se de uma organização da sociedade civil que nasceu como consequência da atuação do ChildFund Brasil (antigo Fundo Cristão para Crianças), no início da década de 80, no intuito de superar a situação de vulnerabilidade social de comunidades dos bairros: Álvaro Weyne, Floresta, Jardim Iracema, Padre Andrade e Presidente Kennedy, por meio do sistema de apadrinhamento de crianças. Como as demais organizações do Fundo Cristão para Crianças, sua gestão é organizada por comunitários, similar às associações de moradores/as; tendo à frente das decisões que são tomadas de forma participativa, uma coordenação escolhida pelos representantes da instituição.
Em 1986, nossa Instituição foi fundada e as principais atividades contribuíram para a redução da mortalidade infantil e da desnutrição de crianças de 0 a 6 anos, pois caracterizavam os maiores problemas daquele momento. Não foi algo fácil, mas graças a uma equipe qualificada de profissionais de diversas áreas que trabalhou com afinco, vencemos a batalha. Era preciso, no entanto, avançar, e passamos a atender crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, e jovens de 15 a 24 anos com atividades no contraturno escolar, no intuito de contribuirmos em seu desenvolvimento escolar e pessoal, além de evitarmos que os mesmos ficassem ociosos e vulneráveis aos “apelos da rua”.
O trabalho foi crescendo, aprimorando-se e muitas conquistas foram alcançadas. Hoje, atendemos prioritariamente, crianças, adolescentes, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade social nos bairros Presidente Kennedy, Álvaro Weyne e Floresta. Somos Ponto de Leitura e trabalhamos em Rede com as Bibliotecas Comunitárias e outras organizações. A incidência política faz parte de sua história e contribui para o pertencimento e fortalecimento de seu público e credibilidade institucional na garantia de Direitos e no Controle Social.
A organização, em sua trajetória, tem conseguido mobilizar diversos atores sociais em torno de sua causa, desde os sujeitos de ação, até as diversas parcerias. Em 38 anos de existência, a forma de atendimento foi se modificando à medida que políticas públicas para o nosso público começaram a existir, e passamos a trabalhar, também, no controle social dessas políticas, sem perdermos o foco na promoção da família; fortalecendo, assim, nossa missão de contribuir para a formação de cidadãos críticos saudáveis, confiantes e responsáveis, capazes de se reconhecer enquanto sujeito de direitos e de transformação.
Temos avançado na inclusão de metodologias que possam contribuir na formação do nosso público, garantindo a efetividade das ações oferecidas para além da capacitação. Nosso maior papel como instituição é promover a família, transformar positivamente a comunidade e causar impacto social. Continuar sendo um agente de transformação, produzindo mudanças positivas, diminuindo diferenças sociais e, principalmente, impactando e inspirando vidas.
Missão
Acolher, proteger e transformar pessoas para gerar sorrisos e engajamento social.
Visão
Ser referência na prestação de serviços de proteção social básica.
Valores
Promoção de Ética
Justiça e Paz Social
Transparência nas Ações
Promoção da Cidadania
Acolhimento
Responsabilidade
Respeito
Você tem alguma dúvida?