A instituição

Home / A instituição

 

 

A melhor maneira de fazermos diferença no mundo em que vivemos, é dando o nosso melhor para mudarmos a realidade em que estamos inseridos. É dessa forma, que o Projeto Comunitário Sorriso da Criança tem trabalhado e motivado os que dele fazem parte, ao longo dessas três décadas.

O Sorriso da Criança, como é comumente e largamente conhecido, é uma entidade de base comunitária, filantrópica, cuja natureza jurídica é associação de direito privado. Conta com a certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBRAS) que o isenta de contribuições para a seguridade social, possibilitando a destinação de mais recursos ao investimento em nossas ações sociais.

Trata-se de uma organização da sociedade civil que nasceu como consequência da atuação do ChildFund Brasil (antigo Fundo Cristão para Crianças), no início da década de 80, no intuito de superar a situação de vulnerabilidade social de comunidades dos bairros: Álvaro Weyne, Floresta, Jardim Iracema, Padre Andrade e Presidente Kennedy, por meio do sistema de apadrinhamento de crianças. Como as demais organizações do Fundo Cristão para Crianças, sua gestão é organizada por comunitários, similar às associações de moradores/as; tendo à frente das decisões que são tomadas de forma participativa, uma coordenação escolhida pelos representantes da instituição.

Em 1986, nossa Instituição foi fundada e as principais atividades contribuíram para a redução da mortalidade infantil e da desnutrição de crianças de 0 a 6 anos, pois caracterizavam os maiores problemas daquele momento. Não foi algo fácil, mas graças a uma equipe qualificada de profissionais de diversas áreas que trabalhou com afinco, vencemos a batalha. Era preciso, no entanto, avançar, e passamos a atender crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, e jovens de 15 a 24 anos com atividades no contraturno escolar, no intuito de contribuirmos em seu desenvolvimento escolar e pessoal, além de evitarmos que os mesmos ficassem ociosos e vulneráveis aos “apelos da rua”.

O trabalho foi crescendo, aprimorando-se e muitas conquistas foram alcançadas. Hoje, atendemos prioritariamente, crianças, adolescentes, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade social nos bairros Presidente Kennedy, Álvaro Weyne e Floresta. Somos Ponto de Leitura e trabalhamos em Rede com as Bibliotecas Comunitárias e outras organizações. A incidência política faz parte de sua história e contribui para o pertencimento e fortalecimento de seu público e credibilidade institucional na garantia de Direitos e no Controle Social.

A organização, em sua trajetória, tem conseguido mobilizar diversos atores sociais em torno de sua causa, desde os sujeitos de ação, até as diversas parcerias. Em 35 anos de existência, a forma de atendimento foi se modificando à medida que políticas públicas para o nosso público começaram a existir, e passamos a trabalhar, também, no controle social dessas políticas, sem perdermos o foco na promoção da família; fortalecendo, assim, nossa missão de contribuir para a formação de cidadãos críticos saudáveis, confiantes e responsáveis, capazes de se reconhecer enquanto sujeito de direitos e de transformação.

Temos avançado na inclusão de metodologias que possam contribuir na formação do nosso público, garantindo a efetividade das ações oferecidas para além da capacitação. Nosso maior papel como instituição é promover a família, transformar positivamente a comunidade e causar impacto social. Continuar sendo um agente de transformação, produzindo mudanças positivas, diminuindo diferenças sociais e, principalmente, impactando e inspirando vidas.

Missão

Contribuir para a formação de cidadãos críticos, saudáveis, confiantes e responsáveis, capazes de se reconhecerem enquanto sujeito de direitos e de transformação.

Visão

Ser referência na região oeste de Fortaleza, pelos serviços de proteção social básica que contribuam para a formação e desenvolvimento individual, social e comunitário; com a ampliação de parcerias, maior nível de articulação e participação de todos os envolvidos.

Valores

Promoção de Ética
Justiça
Paz Social
Transparência nas Ações
Promoção da Cidadania
Foco na Missão
Acolhimento
União
Responsabilidade
Esperança
Respeito

Não podemos ajudar a todos, mas todos podem ajudar alguém!

Doe agora

Você tem alguma dúvida?

Sinta-se à vontade e fale conosco!

(85) 3478-2640

sorrisodacrianca@sorrisodacrianca.org.br

© 2024 Projeto Comunitário Sorriso da Criança