Notícias

Home / Notícias / INTERCÂMBIO DA JUVENTUDE

INTERCÂMBIO DA JUVENTUDE

Por Social Media - Matheus., 15 Dec 21  -  Sem categoria

A proposta de realização do intercâmbio dos jovens acontece todos os anos, onde o grupo se organiza com alguma Organização Social Parceira (OSP) do Ceará para trocas de experiências. Os jovens e adolescentes do Comitê Grito Jovem (do Sorriso da Criança) já participaram de alguns intercâmbios, proporcionando muito conhecimento e fortalecimento do grupo. Um dos destinos também cumpridos foi para São Luis do Curu, onde jovens e adolescentes receberam o grupo de Fortaleza para conhecer mais da realidade da região e os trabalhos que são realizados.

 

A ideia central de cada intercâmbio é proporcionar trocas de experiências e que jovens possam se sentir satisfeitos e que tragam na bagagem ideias que possam ser realizadas também no território do Presidente kennedy e Álvaro Weynne. Cada Organização Social Parceira (OSP), que são financiadas pelo ChildFund Brasil, possui um comitê de jovens que participam da Rede de Juventude em Defesa de Seus Direitos Sociais (REJUDES), assim, esses encontros são proporcionados para os jovens e adolescentes com muita articulação de ambos os grupos que pretendem fazer a ação do intercâmbio.

A Associação Unidos para o Progresso (AUPP) acolheu dois educadores (Lucas Ferreira e Bianca Felix) juntamente com cinco jovens (João Carlos, Paulo Lucas, Ellen Costa, Laís Oliveira e Felipe Nascimento) na comunidade do Espinho onde a organização é localizada, foi proporcionado de forma direta o convívio comunitário da região e o cotidiano das pessoas que vivem na localidade. Em um mini documentário da viagem, os jovens que participaram desse encontro falaram um pouco mais de como o intercâmbio impactou diretamente suas vivências, e que está disponível no Instagram @_gritojvm (Instagram da Juventude do Sorriso da Criança).

O Projeto Comunitário Sorriso da Criança tem como objetivo proporcionar experiências como essas para jovens e adolescentes das comunidades onde atua, para que conheçam outras realidades e consigam pensar criticamente sobre o cotidiano do meio urbano em relação ao meio rural, e como é de extrema importância perceber o crescimento de outras iniciativas. O protagonismo juvenil é forte e bem presente nas comunidades, não somente no meio urbano, mas no meio rural e a experiência do intercâmbio provou isso para todos os participantes.

O Comitê Grito Jovem está vivo, e já está se organizando para outras possíveis experiências com jovens e adolescentes de outras regiões.

 

Compartilhe nas redes sociais

Outras notícias

Não podemos ajudar a todos, mas todos podem ajudar alguém!

Doe agora

Você tem alguma dúvida?

Sinta-se à vontade e fale conosco!

(85) 3478-2640

sorrisodacrianca@sorrisodacrianca.org.br

© 2024 Projeto Comunitário Sorriso da Criança