Notícias

Home / Notícias / Kit Cuidado / Kit Sorriso

Kit Cuidado / Kit Sorriso

Por , 21 Jun 21  -  Sem categoria

Este período da pandemia trouxe-nos luz a uma realidade sempre necessária sobre a importância de trabalhar os sentimentos e as emoções na infância e na adolescência. O trabalho e o cuidado com os sentimentos das crianças e adolescentes são importantes, pois a infância, como todas as fases da vida, é composta por uma paleta de inúmeros sentimentos. A criança vivenciará alegrias, angústias, tranquilidade, tristeza, raiva. Um olhar atento para cada um dos variados sentimentos é fundamental. Especialistas em desenvolvimento infantil, recomendam ensinar as crianças a identificar emoções como alegria, tristeza, raiva ou ansiedade. Dessa forma, aprenderão a se reconhecer pelo que sentem e a identificar as reações provocadas por diferentes situações. Isso traz autoconhecimento. Foi pensando nisso e com objetivo de identificar e fortalecer as emoções de nossas crianças e adolescentes, que criamos “O kit Cuidado Sorriso”; uma ótima ferramenta para ajudar crianças a reconhecerem as expressões faciais. A necessidade de saber identificar, reconhecer, entender e comunicar emoções é bastante destacada no trabalho com as competências sócio-emocionais, e tais habilidades são muito importantes no processo de desenvolvimento saudável e integral das crianças.

O trabalho sócio-emocional acontece inevitavelmente de maneira constante, a cada instante da vida das crianças. O modo como as acolhemos a cada vez é significante. Uma criança que identifica seus próprios sentimentos, começa a ter espaço para receber o que sente e escolher, de uma melhor maneira, o que se faz com isso que chega. Ela não, necessariamente, age impulsivamente pela via da destruição, por exemplo; pode proteger-se mais. Nós acreditamos e investimos nisso! Trabalhar as emoções desde cedo é fundamental. É o reconhecimento das emoções que nos auxiliará a lidar-nos melhor com as situações e com os nossos sentimentos. É o início do processo de inteligência emocional que favorece, também, o aprendizado.

Foi pensando em tudo isso, que fizemos o Kit para as nossas crianças de 3 a 12 anos, com uma amostra do trabalho realizado no Psicologia Acessível, com materiais voltados a contribuir com o acesso às práticas em Psicologia, que promovem saúde, bem-estar e aprendizado emocional. Juntamente com o Kit, entregamos uma cartilha muito especial, elaborada pelo nosso fiel Parceiro ChildFund Brasil - Fundo para Crianças, com temas relevantes ao desenvolvimento e segurança das crianças, adolescentes e jovens durante e pós o período de pandemia.   Sigamos JUNTOS, por um LAR SEGURO e pelo direito de continuarmos BRINCANDO EM FAMÍLIA. Prossigamos! O cuidado transforma!!

 

Compartilhe nas redes sociais

Outras notícias

Não podemos ajudar a todos, mas todos podem ajudar alguém!

Doe agora

Você tem alguma dúvida?

Sinta-se à vontade e fale conosco!

(85) 3478-2640

sorrisodacrianca@sorrisodacrianca.org.br

© 2024 Projeto Comunitário Sorriso da Criança